quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Com seca, Quinta da Boa Vista fica sem pedalinhos, frustrando crianças que visitam parque

Lagos esvaziaram, restando o fundo de terra rachada e acabando com a diversão na área

POR CELIA COSTA

20/01/2015 - O Globo


O que era um lago com uma gruta hoje parece mais um calçadão dentro da Quinta da Boa Vista, onde os gramados perderam o verde - Pablo Jacob / Agência O Globo

RIO — A Quinta da Boa Vista, um dos principais parques públicos do Rio, deixou neste verão de ser um refúgio verde para os cariocas. Quem chega à área em busca de temperaturas mais amenas se decepciona com a grama seca e os lagos vazios. O espelho d'água principal parecer ser a única exceção: na verdade, sobrou apenas um filete de água sobre a camada de lodo. Devido à situação, os pedalinhos estão hoje parados, frustrando a criançada que utiliza o parque como área de lazer nas férias.

Os lagos começaram a esvaziar em agosto do ano passado. Alguns hoje se assemelham mais a ruas, e estão com o fundo de terra rachada à mostra. No lago dos pedalinhos, basta observar as marcas nas pedras para ver o quanto o nível de água baixou.

Os frequentadores lamentam o aspecto árido da Quinta da Boa Vista.

— Ficou muito ruim caminhar por aqui. Está tudo muito seco. Os lagos e os jardins ajudavam a ter mais umidade e amenizavam o calor. Agora, fica mais cansativo o passeio — disse Bárbara Figueira, agente de aeroporto, enquanto caminhava, nesta segunda-feira, pelo parque.

A Secretaria municipal de Meio Ambiente informou que o cenário é resultado da falta de chuvas. Além da Quinta da Boa Vista, outros parques da cidade sofrem com a estiagem. O lago do Bosque da Barra está bem abaixo do seu nível normal. As quedas d´água da Estrada das Paineiras também perderam volume. E os gramados à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas perderam o verde para o marrom.

Nenhum representante da Fundação Parques e Jardins, responsável pela administração da Quinta, foi encontrado para falar sobre os problemas decorrentes da seca.

SEM PIQUENIQUES

No parque, o gramado seco acabou com os piqueniques, um dos programas preferidos de quem frequenta a Quinta.

— Quem vai estender uma toalha na terra? As sombras no gramado eram locais disputados nos finais de semana. O número de pessoas que fazia festas aqui também diminuiu — reclamou a ambulante Fabiana Conceição.

Fabiana disse ainda que tem prejuízos por causa do estado atual dos jardins. Os passeios de canoa e os pedalinhos eram, junto com os piqueniques, os principais atrativos do lugar.

— A minha mãe tem essa barraca de lanches há 30 anos. É o nosso ganha-pão. No domingo, as pessoas que vieram reclamaram muito da situação da Quinta. É claro que não irão voltar na próxima semana — concluiu a ambulante.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/com-seca-quinta-da-boa-vista-fica-sem-pedalinhos-frustrando-criancas-que-visitam-parque-15099862#ixzz3PSSeHjsM
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário